Andresa da Cruz Raulino, nasceu em 08 de setembro de 1994 na cidade de Teresina. Atualmente reside na cidade de Altos onde atua como professora do ensino fundamental na rede pública municipal de ensino. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Inta. Possui pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental (UESPI), Alfabetização e Letramento (Faculdade Focus) e Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI). É poetisa e membro da Academia de Letras e Línguas Nativas Altoenses- ALLNA.
Nascida na cidade de Altos-Pi, começou a ter um encontro com a poesia desde a infância. Aos 7 anos de idade elaborava poesias através do pensamento. Já não tinha acesso quando começou a ler e escrever. Passou todas as suas ideias para o caderno e hoje tem um livro publicado.
Marcondes Araújo, teresinense de nascimento, altoense de coração, é apenas mais um daqueles cidadãos com o coração povoado de dúvidas, dilemas e contradições, que busca sempre redescobrir valores e atitudes que conduzem as ações humanas. Decodifica sentimentos em forma livre, sextilhas ou oitavas, buscando a sonoridade que lhe satisfaz, a partir de sua neófita, porém sublime, compreensão de poesia. Às vezes líricas, outras críticas, suas toadas buscam retratar o sentimentalismo das paixões, o descompasso e dissonâncias que emergem do convívio humano, mas também as agruras sofridas de sua gente, de sua geração e dos desvalidos. É daqueles que já se iludiu em transformar o mundo, mas hodiernamente se conforma apenas com a missão de tentar compreender as pessoas.
Paulo Pereira Rocha, pseudônimo Paulo Gnoseplay, é natural da cidade de Altos-PI, nasceu no dia 14 de fevereiro de 1986, é formado em Pedagogia pela UESPI, Especialista em Educação do Campo Saberes da Terra pelo ISEAF e atualmente é professor efetivo na rede municipal de ensino de Teresina – SEMEC. Pai do Urielson da Silva Rocha e do José Wellington da Silva Rocha, membro da Academia de Letras E línguas Nativa Altoense – ALLNA. Já tem dois livros publicados no clube de autores, Poemas e poesias críticas ritmadas (poemas) e As Aventuras de Jacinto o Vaqueirinho do Sertão (novela).
JOSÉ RIBEIRO DE SOUSA NETO É MÚSICO INSTRUMENTISTA, CANTOR, COMPOSITOR E PROFESSOR DE MÚSICA NA ESCOLA DE MÚSICA NA ESCOLA DE MÚSICA DE ALTOS.
Nascido em Cafurna, próximo a Santo Hilário, município de Cocal-Piauí. Licenciatura Plena em Química pela UESPI, Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior-PI. Curso de especialização em Supervisão e Coordenação Pedagógica, pela FAP (Faculdade Piauiense), em Teresina-PI Escritor, Poeta, Compositor e Cantor. Livro: autor de Páginas da Vida e participação na coletânea Prelúdio: Novos escritos do Piauí. Músicas gravadas: Garotinha Linda e Garota Educada.
Carlos Augusto Silva Santos, é professor Licenciado em Filosofia pela UFPI, atualmente Acadêmico do Curso de Bacharelado em Administração pela UESPI. Casado com Elisangela Araújo Oliveira Santos, sendo pai de 03 filhos, Carlos Augusto Jr., Álvaro Duarte Santos, Augusto Duarte Santos. Na impressa escrita e falada foi idealizador e redator do Informativo Rede Marathaon de Notícias, informativo preto e branco e xerocopiado que circulava semente na comunidade Recanto do Marathaoan, município de Campo Maior. Ingressou na radiofonia altoense, apresentando juntamente com o professor Amadeu Messias, do Jornal da Comunidade Livre, extinta Rádio Comunidade Livre FM, onde na mesma emissora passou a apresentar um programa musical nas manhãs de sábado.
Como Freelance, investigava e vendia matérias jornalísticas para o Juiz Federal do Trabalho, Dr. Paulo Barbosa dos Santos Rocha. Logo depois passou a ser âncora do Grande Jornal João de Paiva e onde apresentava também o Editorial Classe A aos Sábados, na extinta Rádio João de Paiva AM, de propriedade do saudoso Paulo Santos Rocha, hoje Verdes Campo Sat.
Apresentou juntamente com o jornalista Toni Rodrigues o Jornal da Total FM, extinta rádio de Altos. Sua última participação no rádio como apresentador foi na Rádio FM Vale do São Francisco, onde apresentava o informativo Marron e Programa Tirando a Máscara, que ia ao ar todos as manhãs, de segunda a sábado.
Foi redator do extinto Jornal Fala Alto, que foi redigido por dois períodos. Também foi redator do Jornal Tribuna Regional que circulou por apenas 02 edições. Atualmente é diretor executivo do Tabloide impresso de O Jornal e da TV e Portal O Jornal - de 2012 à atualidade – e gerencia as páginas da TV e Portal O Jornal nas redes socais, juntamente com outros integrantes.
Membro fundador da Academia de Letras e Línguas Nativas Altoenses, ALLNA, ocupando a cadeira de número 04, cujo patrono é Walber Lacerda de Loureiro, fez parte da tríade administrativa da ALLNA, ocupando a função de 1º Secretário Executivo (semelhante à presidência), por um ano, iniciando no dia 1º de fevereiro de 2017 e finalizando em 1º de fevereiro de 2018, permanecendo na diretoria executiva nos biênios 2018-2020/2020-2021
Maria Emília Mendes Reis (Professora Emília Reis), Altoense, Mestre, Funcionária Pública, poetisa Altoense, nasceu no dia 07 de setembro em 1977 na cidade de Altos, filha de lavrador, família humilde, sendo o Pai Antonio Mendes da Rocha e Dulcemi Vidal da Rocha. Estudou e se formou em escolas públicas em Altos, formada em Letras Português, Espanhol e Pedagogia e concluindo atualmente administração pública, com três especialização em Literatura Brasileira, Libras e Gestão Pública Municipal, tendo também técnica em segurança de trabalho e mestre na linha de Pesquisa: Governo, estado e políticas públicas. Atualmente presidente da Academia de Letras e línguas nativas Altoense e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores(PT) em Altos, suplente de vereadora.
Tem gosto pela poesia e prosa romântica e ao mesmo tempo moderna, com estilos nas poesias intimistas que sugere a dor de existir e ao mesmo tempo o amor distante e mal compreendido, tem em Machado de Assis sua admiração e inspiração e ao mesmo tempo se rende a vários poetas do modernismo, estilo poético e versos livres.
Nascido em 10 de outubro de 1957, em Santa Isabel, interior do município de Codó, Maranhão, Francisco das Chagas Santos é filho do lavrador Jerônimo Raimundo dos Santos e dona de casa Maria das Dores Santos.
Aprendeu a ler em escolas de classes multisseriadas, aos 7 anos de idade.
Em 1974, muda-se para Teresina no Piauí em busca de uma formação escolar e oportunidades de crescimento, concluindo sua trajetória escolar ao longo dos anos na capital piauiense.
É formado em Teologia (1986) e Pedagogia (1999) pela Universidade Federal do Piauí.
Professor aposentado da Rede Estadual de Ensino, ministrou aulas de Ensino Religioso, História, Filosofia, História Geral e do Piauí. Especialista em Gestão Escolar, foi diretor em escolas estaduais em Teresina e Altos.
José de Ribamar Araújo Borges reside em Altos desde que nasceu, na Capital, 1952.
Entre estudo e trabalho, a família de agricultores, deixou incompleto o Ensino Médio.
Chiquinho Cazuza é seu padrinho de crisma.
Redigiu em Teresina para rádio, televisão e jornal, foi comerciário.
Lotado em rádios de Altos, chegou a secretário de imprensa do Município, publicou edições de jornal, abriu letreiros para o crescimento do comércio e hoje é aposentado lavrador.
Voltado para a arte, compõe, canta, desenha; esporadicamente esculpe, talha, pinta e versa.
Francisco das Chagas Araújo Fontenelle (Kiko Fontenelle), funcionário público, professor, poeta altoense, nasceu em Altos/Pi, no dia no dia 30 de dezembro de 1969 em uma família de tradição evangélica. Filho de pai ferroviário, Francisco das Chagas Fontinele e de Teresinha de Jesus Araújo Fontinele, vindos de Parnaíba (1966), na década de 1960 em busca de oportunidade de trabalho. Estudou o Ensino Fundamental em Altos e o Ensino Médio em Teresina, no Liceu Piauiense. Cursou Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI e Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT, com especialização em Direito Penal e Direito Constitucional, Especialização em Gestão da Educação Municipal do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí – PRADIME e Especialização em Docência na Escola de Tempo Integral.
A vida apegada à cultura rendeu-lhe a produção de poesias ainda no tempo de adolescência, quando escreveu várias poesias compiladas no livro Interstício (inédito). Colaborou com a vida jornalística da Rádio São José dos Altos e como um dos fundadores da Revista Altoense (1997) junto com Plácido Costa e Chiquinho Cazuza (In Memorian). Como membro da Academia Altoense de Letras e Línguas Nativas Latinas Altoenses – ALNNA, ocupa a cadeira que tem como Patronesse Modestina Monte. Além de vereador, exerceu vários cargos políticos na administração municipal, passando pelos postos de secretário de administração e de educação e cultura.
Tem inédito “Cores das Chuvas”, livro de poesias. Mas é em Interstício, escrito ainda na adolescência, que o poeta atinge toda a caracterização da segunda fase de sua vida. Em sua produção, ele para, concentra-se na essência do mundo moderno e louco. Mantém-se introspectivo, interior, analisa a alma humana, universo onde todos são atacados de tempestades voltadas para dentro de si. Intimista, expõe os sentimentos íntimos exprimidos e expirados num momento fora do tempo, banhados de sensação misteriosa e comovente.
Nasceu na cidade de Altos- PI. Filha de Francisco Cristino do Nascimento e Terezinha Oliveira do Nascimento. Graduada em Letras Português (UESPI) Campus Roberto Raulino em Altos-PI, especialista em Gestão e Supervisão Escola (ISEPRO).
Funcionária Pública da Rede Estadual de Ensino do Piauí em Altos- PI. Co-autora e organizadora do Livro Mentes Literárias - Coletânea de poesias dos alunos da U. E. Cazuza Barbosa, Altos-PI, edições: 2014/ 2015.
Membro da Academia de Letras e Línguas Nativas Altoenses - ALLNA. Poetisa,
cronista, roteirista, escreve e apresenta Monólogos, escritora, (atualmente escrevendo o primeiro livro de crônicas, Reflexões - o outro lado que você não vê)...
Milton Paiva Araújo é filho de Martinho Pereira de Araújo e de Maria Onete Paiva Araújo, de quem ouviu a vida toda poemas de Zé Prata e cordéis, além de lendas e parlendas populares, em casa de forno ou casinha de roça. Sua esposa Islamara Morais diz que seu filho Isaac Milton tem a mesma mania de gostar de livros e palavras, além de usar da imaginação criadora quase como se fosse algo inato. Capoeirista desde criança, tem amor pelas diversidades e variedades de nossa língua e expressões artísticas diversas, sendo exímio desenhista de tipos humanos. Cursou Letras, Direito, Artes e Análise de Sistemas, tendo não abandonado pela metade somente o curso de Letras/Português, por amor a ideais.
Reginaldo Melo nasceu na cidade de Altos, é Professor, Poeta e Cronista. Licenciado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e pós-graduado em Psicopedagogia Institucional (Faculdade IESM). Professor de Geografia do Ensino Fundamental II nas cidades de Alto Longá-PI e Coivaras-PI. Membro da Academia de Letras e Línguas Nativas Altoenses (ALLNA), ocupando a cadeira N° 41, tendo como patrono Benedito Pestana.
Francisco Ferreira da Silva Neto, nascido em 05/02/1951, em Teresina (PI), foi levado no colo de sua madrinha Zezita Barbosa, para a cidade de Altos e entregue a seus avós paternos (Francisco Ferreira da Silva e Hermínia de Sousa e Silva) aos 15 dias de idade, tendo sido criado pelos mesmos durante toda sua infância. Estudou seu antigo primário na Unidade Escolar Afonso Mafrense; prestou exame de admissão e foi estudar seu antigo ginásio e científico no Colégio São Francisco de Sales (Diocesano), concluindo o 3º ano no Liceu Piauiense. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduado em Geografia Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC-MG). É autor do livro “Piauí e sua Geografia em seus Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos. Escreveu ainda o livro “Coisas de Colégio”. É membro da Academia de Letras e Línguas Nativas Altoenses.